Nossa História
Por Nara Serrano Pires
Tudo começou como uma brincadeira. Eu estava desempregada e tinha a fama de “mão boa” para cozinhar. Minha mãe me incentivava a transformar a habilidade em profissão. E comentou com um amigo do seu trabalho, sobre um certo hambúrguer que eu havia feito para o pessoal de casa. Esse amigo respondeu: “se ela fizer de Alho-poró, eu compro”. Ouvindo isso, minha mãe aproveitou o seu horário de almoço e correu até a loja de embalagens para comprar saquinhos na medida de hambúrgueres. Chegando em casa, me entregou as embalagens e disse: “Pronto! Você já tem como embalar seus hambúrgueres e vender. E meu amigo Matheus disse que será o seu primeiro “freguês”, desde que você use o Alho-poró como ingrediente. Daí em diante, nunca mais parei… Entendi esse pedido como um desafio e segui em frente. Em um mês desenvolvi a receita dos hamburgueres de alho-poró, abóbora e grão de bico. Ao postar a foto de um lanche pronto, mencionando os ingredientes, fui contatada pelo primeiro cliente. Então pensei: o bicho pegou! Agora a coisa está ficando séria!
A produção para abastecer o prestigiado primeiro cliente, inicialmente, dependia de mim e do meu marido, Renato. O coitado chegava do trabalho e ficava até tarde me ajudando. A família toda (mãe, irmã, primas) colaborava fazendo feira, providenciando ingredientes, experimentando receitas… Ai de mim se eu não tivesse essa família! Aliás, meu treinamento na cozinha, diversificando receitas, foi bastante influenciado pela minha filha, Julia. Eu gostava de estimular o seu paladar incentivando-a a experimentar de tudo. Eram bolinhos e hambúrgueres de diversos sabores. Alguém já comeu hambúrguer de couve manteiga? A Julia já! Mas o mais amado por ela era o de berinjela.
Como virou ‘Natureba é a mãe’?
O nome tem duas ideias coladas: a primeira é que minha mãe e eu somos vegetarianas e minha filha também já nasceu vegetariana, portanto somos ‘mães naturebas’; e a segunda é uma brincadeira com a ideia de que o vegetariano é um ser “natureba”, por valorizar produtos sem ingredientes de origem animal.
A trajetória
Sem saber o que estaria por vir, segui em frente. No início eu me mantive em duas atividades paralelas: o emprego como Analista de Marketing e a Produção de Hamburgueres Caseiros, ambos caminhando juntos e exigindo muito empenho. Ah sim, voltei a trabalhar com carteira assinada logo depois que iniciei essa atividade. E foi assim durante dois anos. Nesse período, eu e a “família encantada” fazíamos feiras e eventos gastronômicos para aumentar o networking e poder finalmente “virar a chave” do empreendedorismo. Era uma rotina de enlouquecer! Fornecíamos lanches veganos completos, bolinho de feijoada vegana, entre outros. E aos poucos fomos investindo na estrutura da empresa. Na virada de ano, de 2016/17, resolvi parar de participar de eventos gastronômicos e dedicar ao fornecimento de produtos para hamburguerias. O primeiro cliente já estava fidelizado e indicou nossos produtos para outras Hamburguerias. Passamos a fornecer versões diversificadas de hambúrguer e salsicha veganos.
O aumento do número de clientes me levou a sair do emprego celetista, dedicar mais tempo à produção e desenvolver novos sabores. Passei a cuidar de tudo no fluxo de trabalho: comprar ingredientes, produzir os itens e entregar para os clientes. As pessoas ficavam assustadas ao ver um saco de batatas, pesando 50 kg, saindo do porta malas de um carro, pelas minhas mãos, na porta da minha casa. O que será que eles pensavam? Talvez: ah, vai ter festa, aí!
Então os clientes começaram a aumentar e eu precisei contratar pessoas para formarmos uma equipe de verdade. Hoje somos em 4 pessoas atuando na produção, a entrega para os clientes é terceirizada, os fornecedores nos trazem tudo o que precisamos para a produção e atendemos um grupo de clientes diversificados com 21 pontos focais, na intenção de que venhamos atender muito mais.
É com grande alegria que conto essa história, pois muitas superações ocorreram durante essa trajetória. Eu e minha equipe (formal e informal – os familiares) temos uma gratidão imensa por todos que foram incentivadores, apoiadores e parceiros até o momento, pois todos nos ajudaram a chegar até aqui, com orgulho e satisfação!